Nosso destaque desta semana vai para o livro de poemas "Entre Parênteses", publicado em 2021 pela Profª Marineuma de Oliveira, doutora em Linguística e professora da Universidade Federal da Paraíba.

Foto 1 - Marineuma de Oliveira

Qual é a sua identidade? De que memórias você não abre mão? Como é conviver com seus desatinos, seus animais e a natureza que cerca você e envolve seu cotidiano? Essas são algumas indagações que "Entre Parênteses - Poemas" traz, propondo reflexões de cunho existêncial.

O livro é o resultado da compilação de um ano de poemas semanais que vinham sendo publicados no perfil do Instagram @marcatextosliterários, como explica a autora: "Na verdade, com a pandemia, comecei a escrever um poema por semana ... Após um ano de publicação, resolvi publicá-los num livro".

 

Foto 2 - Capa do livro "Entre Parênteses"
 
Abordando seis temas centrais: identidade, memória, desatino, natureza, animal e cotidiano, teve seu título escolhido, "Entre Parênteses", dado o caráter intimista que o sinal ortográfico confere, em alguns casos, aos textos e falas. 
 
"O ENTRE PARÊNTESES significa um espaço dentro do qual me sinto à vontade para falar de meus sentimentos, pensamentos e impressões. Estar entre parênteses é ter licença para criar um mundo poético só meu e no qual me encontro", explica a autora.
 

Foto 3 - Grupo Poética Evocare
 
Foto 4 - Marineuma entregando a Comenda Afonso Pereira à escritora Maria Valéria Rezende na sede da UBE em João Pessoa

Além de professora da UFPB, Marineuma coordena o Grupo Poética Evocare (Foto 3) e é membro da União Brasileira de Escritores (UBE-PB), desde 2021, da Academia Paraibana de Poesia (APP) e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP). Também contribui, voluntariamente, com poemas e crônicas no Correio das Artes do Jornal A União (Foto 5). Sua crônica mais recente foi publicada na edição de março do Correio das Artes, acessível pelo link.

Foto 5 - Crônica do "Correio das Artes" de março de 2023

"Entre Parênteses" junta-se a outros dois títulos da autora: VIDA RODA (1990) e PONTEIO: Poemas (2022). No prelo, encontra-se o livro DA FLOR DO OLHAR (2023). 
 
Adquira sua cópia de "Entre Parênteses" através do link da Amazon ou pelo banner abaixo.
 

O livro conta ainda com um podcast na plataforma Spotify, onde cada eixo temático é abordado. Ouça através do link ou nas inserções abaixo.


Texto: Carlos Alberto